A perda de cabelo, também conhecida como alopecia, é uma perda gradual de cabelo em uma área específica do corpo ou couro cabeludo. Na maioria dos casos, ocorre após anos de uso de tratamentos químicos para o cabelo, como quimioterapia ou radiação. Normalmente, apenas o couro cabeludo é envolvido onde o cabelo é perdido. Outras formas comuns incluem calvície de padrão feminino, calvície de padrão masculino e queda generalizada de cabelo.

A causa da alopecia areata é desconhecida, mas acredita-se que resulte de uma resposta autoimune. Resulta do ataque do corpo às próprias células e tecidos saudáveis. Alopecia areata também é conhecida como síndrome do eflúvio telógeno. É caracterizada por pequenas manchas de pele dentro do folículo piloso, chamadas de nódulos. Esses nódulos geralmente aparecem no couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras ou tórax.

Causa da alopecia

Embora muitas pessoas possam experimentar perda localizada de cabelo, a areata geralmente resulta em grandes manchas sem cabelo que podem se espalhar por todo o couro cabeludo. Os pacientes podem experimentar queda súbita de cabelo maciça em apenas um incidente. Isso pode ser assustador, especialmente quando é a primeira vez que alguém passa por esse tipo de perda.

Alopecia totalis é um tipo raro de alopecia. Embora não seja tão comum, pode ocorrer no couro cabeludo e também em outras partes do corpo, como estômago, palmas, cotovelos, coxas e língua. Também pode haver outros sintomas além da calvície, como hipotireoidismo ou fadiga crônica. Quando ocorre totalis, tende a ocorrer na área total da perda, e não no couro cabeludo.

Em alguns casos raros, o totalis pode causar um tumor cancerígeno. Embora isso não seja visto com muita frequência, é possível e deve ser observado. Além disso, podem ocorrer efeitos colaterais raros, como os seguintes: constipação, úlceras, irritabilidade, palpitações cardíacas, taquicardia e dermatite (coceira). Se em algum momento esses sintomas ocorrerem, eles devem ser examinados imediatamente por um médico.

Totalis e outras formas de perda de cabelo podem ser constrangedoras e frustrantes. Felizmente, existem maneiras de evitar o derramamento excessivo, um produto que pode ajudar é o Koruvital. Usar certos medicamentos, certificar-se de comer os alimentos certos e dormir bem pode ajudar a prevenir o total. A perda de cabelo causada por outras condições também deve ser verificada por um médico.

Outras condições que podem causar queda de cabelo e calvície incluem problemas de tireoide, diabetes e uso de certos medicamentos. Arrancar os cabelos e trançar muitas vezes é feito para esconder a calvície. No entanto, puxar e tecer o cabelo pode causar queda de cabelo. Na verdade, o processo de puxar pode danificar o couro cabeludo, o que piora a careca. Usar chapéus para cobrir a calva também pode ser prejudicial.

Existem muitas causas para a calvície, mas pode ser difícil identificar exatamente o que está causando a queda de cabelo. Certos medicamentos, alterações hormonais, estresse e doenças podem afetar os folículos capilares. Isso pode levar à queda de cabelo. Certas doenças, como o lúpus, podem causar queda de cabelo. Certos produtos químicos, como os encontrados em xampus e condicionadores, podem ser perigosos se tomados internamente.

O eflúvio telógeno é uma das principais causas da queda de cabelo. Isso ocorre quando o ciclo normal de crescimento do cabelo é interrompido. O ciclo normal de crescimento do cabelo, ou telógeno, normalmente pára depois que o indivíduo atinge a meia-idade. Mas existem algumas pessoas que continuam a ter queda de cabelo mesmo com a idade. Esses indivíduos têm maior probabilidade de sofrer de perda de cabelo de padrão feminino, conhecida como eflúvio telógeno.